Treinos Públicos

Projeto de formação continuada que promove encontros para manutenção de práticas de treinamento artístico em espaços abertos e ao ar livre. Idealizado e coordenado pela atriz Luah Guimarãez e pelo diretor Fabiano Lodi.

Descrição

Projeto de formação continuada cuja primeira edição foi realizadas entre fevereiro e junho de 2022, com atividades desenvolvidas no Estúdio Oito Nova Dança, Praça das Artes do Theatro Municipal de São Paulo, Escola Livre de Dança de Santo André, CEU Pq. do Carmo e CRD – Centro de Referência da Dança.

Quando

2022

Ficha Técnica

Fabiano Lodi e Luah Guimarãez (coordenadores artísticos); Alice Guêga, Caio Paduan, Carmen Estevez, Daniel Rechtman, Eduardo Rosa, Gabriele Clemente, Isadora Borges,  Lipe Lima, Luiz Bertazzo, Marcella Vicentini, Maria Eduarda Machado, Morgana Siqueira, Priscila Torres, Rubens Barbosa, Portal MUD, Mariano Mattos Martins, Renato Mangolin.

Treinos Públicos é um projeto de formação continuada que promove encontros para manutenção de práticas de treinamento artístico em espaços abertos e ao ar livre. A atriz Luah Guimarãez e o diretor Fabiano Lodi são os idealizadores do projeto, e atuam como coordenadores e orientadores artístico-pedagógicos.  As atividades realizadas nos Treinos Públicos estão organizadas em torno de três eixos: aprimoramento técnico, ações pedagógicas e ação artística. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente.

 

Aprimoramento Técnico
Espaço dedicado ao desenvolvimento das potencialidades técnicas de artistas com diferentes níveis de experiências nas mais diversas modalidades das artes da cena. São 04 meses de atividades orientadas pela atriz Luah Guimarãez e pelo diretor Fabiano Lodi. Na primeira edição, realizada em 2022, a formação continuada aconteceu no Estúdio Oito Nova Dança, em São Paulo. A curadoria daquela edição propôs uma investigação sobre processos criativos e de treinamento artístico a partir da improvisação.

 

Ações Pedagógicas
Ao longo do processo de aprimoramento técnico, serão oferecidas as ações pedagógicas, que consistem em atividades abertas à participação de público e realizadas em espaços abertos e ao ar livre, como praças, centros culturais, parques, ruas etc. Cada ação pedagógica tem total de 03 horas de duração, sendo o espaço para o encontro entre o público inscrito e os artistas envolvidos no aprimoramento técnico, criando um ambiente de comunhão e partilha de saberes. As ações pedagógicas da primeira edição aconteceram na Praça das Artes do Theatro Municipal de São Paulo (24/04/2022), Escola Livre de Dança de Santo André (25/05/2022) e CEU Pq. do Carmo (19/06/2022).

 

Ação Artística

Experimento cênico resultante das investigações desenvolvidas nos processos de aprimoramento técnico e das ações pedagógicas. A proposta visa compartilhar num resultado artístico, em sessão única, os materiais desenvolvidos ao longo dos encontros promovidos pelo projeto.

 

Para mais informações, siga @treinospublicos no instagram.