No Hospital La Salpêtrière, na França do século XIX, o famoso neurologista Jean-Martin Charcot, futuro orientador de Freud, realiza um intenso estudo sobre a histeria.
Descrição
Projeto contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz (2008). Estreou em abril de 2010 no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis/SC.
Quando
2010-2011
Ficha Técnica
Ana Júlia Guiz, Ana Lúcia Vilela, André Sarturi, Brígida Miranda, Claudia Aguirre, Claudia Mussi, Daniel Olivetto, Daniel Yencken, Duda Schappo, Fabiano Lodi, Fátima Costa de Lima, Fernando Marés, Guilherme Rosário Rotulo, Ivan Soares, Janaína Martins, José Ronaldo Faleiro, Juliana Riechel, Kerrie Sinclair, Luiz Felipe Bianchini, Matra Robertson, Morgana Martins, Paula Cruz, Oto Henrique Bezerra, Pedro Coimbra, Peta Tait, Rob Oliver, Renata Swoboda, Vicente Concilio, Ypslon Produções.
As autoras se basearam em documentos e outros registros verídicos para retratar a relação entre Charcot e Augustine, uma jovem paciente exibida em palestras públicas e sessões de fotografia por ser uma “perfeita ilustração da histeria”.
O texto “Mesmerized” (nome original da peça em inglês) foi escrito pelas dramaturgas australianas Peta Tait e Matra Robertson e teve direção de Brígida Miranda, que conheceu a obra em 2002, convidada por uma das autoras para assistir a uma leitura dramática da peça.
Retrato de Augustine foi apresentada ao longo dos anos de 2010 e 2011 em diversos espaços culturais de Santa Catarina e em eventos importantes, como “II Vértice Brasil: Encontro de Teatro feito por Mulheres”; “3ª Semana Ousada de Artes”; “Projeto Palco Giratório – Santa Catarina”, Festival de Teatro de Chapecó, SESC´s Lages e Joinville