O Método Suzuki é um treinamento artístico voltado, sobretudo, ao aprimoramento da atuação e direção cênica, bem como para o desenvolvimento de dramaturgias em processo e a preparação de elencos. Com influências do teatro japonês, danças clássicas do Oriente e Ocidente e artes marciais, o Método Suzuki consiste em um rigoroso e disciplinado trabalho físico e vocal, realizado por meio de um ciclo de exercícios em que diferentes qualidades técnicas são constantemente revisitadas.
O trabalho envolve práticas tais como: respiração, uso da energia física na cena, voz e ação vocal, equilíbrio e deslocamento, desenho de expressão na atuação cênica, direção de atores, encenação, e trabalho sobre a palavra falada (análise e ação a partir do texto).
O treinamento é orientado por Fabiano Lodi, artista com reconhecida experiência sobre o Método Suzuki. Desde 2005, se dedica à investigação de desdobramentos práticos e possibilidades de articulação artística dos saberes desta técnica no Brasil. Estudou no Japão diretamente com o criador do método, o diretor teatral japonês Tadashi Suzuki.
Lugares especiais por onde estivemos com Método Suzuki:
2017/2019 – Preparação dos atores Reynaldo Giannechini e Ricardo Tozzi na peça “Os Guardas do Taj”, com direção de Rafael Primot e João Fonseca (Rio de Janeiro/RJ)
2018 – 33º FESTIVALE-Festival de Teatro (São José dos Campos/SP)
2017 – ECO Teatral (São Paulo/SP)
2016 – UFSJ-Universidade Federal de São João del Rei/MG
2015 – Semana Performática da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis/SC)
2014 – SP Escola de Teatro – Curso de extensão (São Paulo/SP)
2014 – ARARA Residência Artística (São Paulo/SP)
2012 – Espaço Gisele Alvim (Rio de Janeiro/RJ)
2012 – Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo/SP)