Live: Viewpoints no Brasil

Série de 04 lives realizadas no mês de agosto de 2020 (e vídeos publicados em maio de 2021) com artistas de diversas regiões do Brasil que desenvolvem um trabalho artístico e pedagógico a partir da técnica dos Viewpoints.

Descrição

As lives foram realizadas nos dias 06, 13, 20 e 27 de agosto de 2020, pela plataforma Google Meet. Todo o material de arquivos de vídeos foi gentilmente cedido pela Oficina Cultural Oswald de Andrade e publicado em 26 de maio de 2021 no Canal da Leneus no YouTube. Esta publicação foi possível mediante recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Proac Expresso LAB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Quando

2020-2021

Ficha Técnica

Fabiano Lodi, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Poiesis, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Nathália Ernesto, Verbena Comunicações, Alexandre Simão, Bruno Aranha, Caroline Holanda, Iara Cerqueira, Luah Guimarãez, Miriam Rinaldi, Claudia Mele, Patrick Sampaio, Sandra Meyer, Narciso Telles, Gabriela Barretto, Mariana Lima

Nesta série de lives, apresentamos aspectos históricos e teóricos sobre a técnica dos Viewpoints e a presente influência do trabalho da coreógrafa e dançarina Mary Overlie (1946-2020) e da diretora Anne Bogart na realidade da produção artística brasileira. O conteúdo contempla exposições conceituais e debates com participação do público, além de entrevistas com artistas cuja trajetória de criação e pesquisa a partir dos Viewpoints são notadamente reconhecidas. Tudo realizado de forma remota por meio do aplicativo Google Meet.

 

Esperamos, com esta ação, contribuir para a ampliação do acesso a materiais acessíveis em língua portuguesa do Brasil sobre Viewpoints, considerando a realidade brasileira de produção e as transformações as quais a técnica dos Viewpoints foi submetida no nosso contexto. E assim, fortalecer mais e mais os vínculos entre artistas e público, e expandir possibilidades de mantermos vivas as nossas práticas, mesmo em contextos desafiadores como este da pandemia de COVID-19.