Montagem do Grupo Preto no Branco, de São Carlos/SP, para a obra de Federico García Lorca, com direção de Fabiano Lodi e tradução inédita de Wilson Alves-Bezerra, feita especialmente para esta montagem. Projeto premiado no Edital do PROAC – Produção de espetáculo e temporada de Teatro 2014.
Descrição
“A Sapateira Prodigiosa” teve sua estreia em novembro de 2015 no SESC São Carlos. Esteve em cartaz até o ano de 2016, participando de festivais e temporadas em São Carlos e outras cidades do interior de São Paulo.
Quando
2015-2016
Ficha Técnica
Grupo Preto no Branco (Ana Garbuio, Bruno Garbuio, Fernando Cruz, Marcela Pane, Mylene Corcci, Nádia Stevanato), Anny Lemos, Adbaílson Cuba, Dado Pires, Elementari Assessoria de Imprensa, Fabiano Lodi, Felipe Gomes Moreira, Jair Terenci, Ilda dos Santos, Mariama Ferrari, Pablo Mendoza, Wilson Alves-Bezerra.
O espetáculo apresenta variados aspectos do convívio entre moradores de um bairro emergente, em que vive um prestativo Sapateiro recém-casado com uma mulher “de fora”. Ela foi considerada culpada pelo mal-estar que se estabeleceu entre todos desde sua chegada, devido à cobrança de tarifa imposta aos vizinhos pelos serviços profissionais até então feitos como favores pelo Sapateiro. Com isso, iniciam uma série de acusações entre si, deflagrando embates éticos e sociais em nome de suas verdades. A Sapateira Prodigiosa foi escrita pelo poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.
A obra original foi reescrita e adaptada para o contexto brasileiro contemporâneo pós manifestações de 2013, a partir da tradução inédita de Wilson Alves-Bezerra, feita especialmente para essa montagem. A estreia foi realizada no SESC São Carlos em novembro de 2015. Ao longo dos anos de 2015 e 2016, seguiu em temporada com sessões realizadas nas cidades de São Carlos/SP, Dois Córregos/SP, Limeira/SP e Ourinhos/SP.